História


As Origens e o Início

ZHC (Zona Hax Clube) é uma equipa de Haxball formada em Maio de 2011, que faz dela a mais antiga até á data. O seu nome vem de uma homenagem a um site chamado ZonaDeFutebol e os seus fundadores foram: Matt Belamy, DS7, Messi_Açores, Edgar, Ronas, Mou10, João Pires e Fábio Duarte.

Ao Início como ainda não existiam equipas para se organizar campeonatos de Haxball, fazia se então torneios internos de várias categorias (1vs1, 2vs2 etc...). O Plantel é constituído pelos fundadores referidos em cima juntando-se mais tarde Tomas, Wigas e Diaseguinte todos eles pertenciam ou eram conhecidos no site.
Um dos grandes valores que na altura, eram proclamados na diversidade do clube no qual a equipa era apenas representada por jogadores da "casa", ou seja, fundadores e membros do site no qual o grupo se juntava. No entanto, por divergências no clube, essa valorização foi extinta.

Rivalidades e Vitórias

Ao longo do tempo e crescimento da equipa teve uma forte rivalidade de Haxball com outra equipa, uma das poucas criadas na altura e também um site rivalizado desde há muito tempo pelo Zona, os TS onde vários confrontos de Haxball e desacatos internos foram assim exibidos entre as 2 formações levando SEMPRE A MELHOR a equipa do Zona onde ficaram para o Palmarés do clube as "saborosas" goleadas em jogos (19-3, 10-2, 11-1...entre muitas outras).

O Declínio

ZHC, mais tarde,  entraram em declínio face à desorganização envolvente ao clube sem qualquer estrutura e funcionamento de grupo, aliando-se a isso por desacatos internos, foram anunciadas as saídas de Wigas e Tomás do clube, e mais tarde Diaseguinte. Um dos fundadores e líder do clube (Matt Bellamy), acabou entrando em conflitos com os membros por exigências que pretendia para a equipa, exigências essas que iam contra os ideais e valores do clube, por essa razão a sua saída foi ditada.

Um novo clube!

Um novo projecto se seguiu para o clube, com DS7 (capitão no mandato de MattBelamy) a assumir a liderança do clube, querendo recuperar o estatuto perdido ao longo do tempo (estatuto que evidenciava uma grande equipa, organizada, temível, poderosa e grandiosa constituindo um Palmarés de feitos e vitórias só ao nível dos melhores), a equipa foi reorganizada e detalhada ao pormenor envolvendo todos os meios possíveis para tal, o clube assegurou-se de modificar o plantel para a nova época que se segue, contratando jogadores como Conca e Fumado, e ainda recuperou R20, para assim se juntarem ao plantel restante. A equipa vem sendo então nos dias de hoje, uma equipa que se está a "sarar de um corte profundo" desenvolvendo um trabalho paciente com uma projecção futura para assim puder o ZHC erguer-se novamente, fazendo jus ao nível de uma das maiores e melhores equipas do Haxball Português.
Apesar de todas as controvérsias que o clube atravessou, na actualidade é de louvar a Humildade, Ambição, Respeito e acima de tudo a União que se vive dentro do clube, simboliza uma equipa e pessoas fantásticas que assim elevaram os ZHC a um expoente máximo pelas suas potencialidades e qualidades demonstradas a tudo e todos. 

Novo projecto

Criados em Março de 2012 os ZHC U21 são a primeira equipa U21 do pais e quiçá do mundo.
Uma ideia original trazida pelos ZHC para trazer equilibrio e uma cantera para a equipa mais antiga de Portugal. Esta equipa não é equiparável as B's a que tanto nos querem igualar e também não pode ser equiparada a um projecto de uma só equipa.
Os U21 são nada mais nada menos que uma equipa de treino e desenvolvimento intensivo que visa a trazer novas ideias e ferramentas de trabalho bem como adoptar um estilo de jogo que no futuro virá a ser muito útil.
Quando o Fumado pensou nesta ideia visava sobretudo a trazer antigos leet's de hax e potenciais estrelas para em conjunto aprenderem e melhorarem os termos de jogo, porque reparamos que existem muitos jogadores que antigamente eram pro's e que agora arrastam-se em campo que já não tem ideias nem paixão pelo jogo.
Liderados pelo Fumado, Edgar e Pires os U21 vêm trazer novas ideias ao Haxball Português bem como servir de exemplo para outras equipas.
Os ZHC notoriamente conhecidos pelo seu bom ambiente respeito e companheirismo visam trazer jogadores de volta a ribalta.
                 
                            A Glória Final

Com várias mudanças e desaparecimento de alguns dos fundadores, foi com Ronas e Edgar que os Zona Hax Club foram postos à prova e desafiaram o haxball português. Várias presenças na SuperLiga, ambiente nutrido de convívio e espírito de equipa afirmaram os ZHC como um dos clubes históricos portugueses. 

Juntou-se a eles, Master, um jogador contratado no último dia de mercado. O melhor reforço da história do clube.

Após um afastamento de Ronas por motivos profissionais, Edgar assumiu o clube e contou com Master como seu vice-líder. Durante esse ciclo, os ZHC venceram uma Liga de Honra, estiveram presentes em duas finais do Jamor (Taça de Portugal) e participaram na melhor liga de haxball europeia: a Liga dos Campeões.

Edgar optou por mudar um pouco o paradigma, apostando não só nos ZHC U21, fazendo Jonn Pires regressar às origens e liderar a academia, mas também pelas diversas contratações de grandes nomes de jogadores no mundo do haxball português.

Nos ZHC U21, os ZHC orgulham-se de potenciarem jogadores como Pringles, akisaN, ZeroRulz, CannonForce, Funny, Squibidi entre tantos que explodiram mais tarde no haxball português.

Importante sempre realçar, membros que fizeram parte da equipa como Master, Tomás, Cyndaquil, Avira, que a par dos fundadores e dos reforços falados em pontos acima, merecem e terão sempre um lugar na nossa história, por terem honrado este clube com uma enorme paixão.

Em 2016, e depois de um ano onde Edgar já se mostrava bastante ausente, a equipa foi sofrendo de falta jogadores e motivação. Edgar viu-se também obrigado a deixar o clube e o projeto que liderou durante 2 anos, o mesmo projeto que ele tinha feito parte da sua fundação há 4 anos. Com tudo isto, foi imperial os ZHC acabarem com dignidade, sendo feito um último pedido aos jogadores da equipa para terminarem a época. Finalizada a mesma, Edgar anunciou ao mundo do HBPT o fim dos ZHC, reforçando os feitos e os momentos vividos nesta equipa eterna.

A todos os que fizeram parte da história, um obrigado. Será sempre impossível falar de história do Haxball Português, sem se falar nos ZHC.

Até sempre!

Mais que uma equipa, uma paixão....

                                                                         

                                                                        2011-2016




Humildade - Raça - Querer

1 comentário:

  1. Está muito fixe!!!! Amo vocês ZHC sem ti não sei viver, amo-te <3

    ResponderEliminar